Conteúdo de Gêmeos e seu complementar Sagitário

A questão básica é a relação do Pensamento Analítico (Gêmeos) e do Pensamento Sintético (Sagitário).

Gêmeos significa a maneira em que o homem formula conceitos e idéias de comportamento pessoal, os quais lhe permitem comunicar-se com os demais. Gêmeos representa o menino, sempre ansioso em adquirir sempre novos conhecimentos. Como um signo mutável está sempre saltando de um pensamento ao outro, com uma grande inconstância. É um explorador em potencial, porém deve procurar utilizar-se dos signos fixos (Touro por exemplo), para fundir a sua versatilidade a um ritmo de estabilidade de propósito.

Em suma, o geminiano não deve dissipar (mutável) esta energia intelectual (ar) em vão. Deve sim, procurar assimilar todos os conceitos e experiências que estão ao seu redor, para após esta fase de coleta de dados emitir conceitos formulados por si, para melhor então se apresentar ao meio ambiente. Através disto o geminiano perderá muito de sua inconstância, ou dualidade mental. O método de pensamento em nível geral é indutivo.

Já o sagitariano possui uma mente filosófica, envolvem-se com leis sociais, hábitos e costumes. O geminiano preocupa-se com métodos individuais de comunicação e formação de pensamento. Enquanto Sagitário tem maior interesse na evolução humana através da experiência de um sistema político, ou filosófico de viver. O método de pensamento em geral é dedutivo.

Sagitário é o professor que procura corporificar a sabedoria e aptidão para ensinar os outros. Sendo assim o sagitariano deverá transmutar energias do seu eu inferior, para a busca de uma satisfação grupal em nível intelectual. Deve este signo notar que nem sempre o que ele pensa é satisfatório aos demais, pois às vezes pode incorporar os seus conceitos a sociedade sem antes consultá-los, ou levar em contas demandas diferentes das que imagina seu o melhor para o grupo social.

O aspecto intelectual que envolve todos os signos seria a maneira correta de utilizar um pensamento discriminativo e pontual (Gêmeos) e a hora correta de um pensamento que busca uma totalidade orgânica (Sagitário).

Gêmeos – Pensamento diverso e parcial.
Sagitário – Pensamento orgânico e geral.