Conteúdo de Aquário

Este símbolo indica o hieróglifo egípcio das águas. São duas linhas sinuosas em forma de onda que seguem paralelamente em uma inclinação. A linha superior representa o lado espiritual e a inferior o lado material. Há uma interação harmoniosa dessas duas forças em um movimento ritmado.É a síntese do fluxo de vida que está em alternância através do seu movimento constante. Temos outras representações como a figura de um sábio carregando nos braços ou ombros uma ou duas ânforas. Elas estão inclinadas e derramam a água nelas contida, pois este é o signo portador da água. Perceba que esta ânfora derrama e esta água movimenta-se de uma maneira aérea e etérea. Neste sentido este caráter mais fluido que está associado é de uma natureza dissolvente e móvel desta água. Sendo assim esta água está direcionada para saciar a sede da alma e não há do corpo. Aquário simboliza a condição humana em um estágio mais avançado ou evoluído pelos traços do sábio. O homem pleno de experiência de vida e na busca de um entendimento maior.

Aquário esta ligado ao elemento Ar que indica movimento, elos e relações grupais. Aquário desenvolve relacionamentos fraternos e universais. Neste signo ocorre uma supressão dos privilégios do indivíduo para atingir algo maior que sua individualidade. Esse é o caminho que busca a independência, a liberdade, que sacrifica o ter em benefício do ser. É uma busca de afirmação e aceitação do outro com as suas diferenças. O movimento não é mais individual, e sim de participar de algo que está além de si mesmo. Aqui as forças espirituais são mais ativas e buscam que o Ser saia de vínculos mais carnais ou apenas familiares.

Vale ressaltar que Aquário possui o seu complementar em Leão que busca um aspecto importante que é a fase da conquista humana a do “Eu”. Em Leão a individualização se exprime pela conscientização de si mesmo que busca uma afirmação da vontade e da liberdade pessoal. Já em Aquário a busca é a identidade dentro de um grupo com uma noção de pertencimento em alguma instância social. Aqui o benefício é o humanismo, onde o Eu é minimizado e ultrapassado em vista da realização plena da condição humana social.

Este signo é diversificado nos seus pensamentos e nas relações. O altruísmo pode levar a procurar associações com companheiros de mentalidade parecida a sua ou poderá utilizar de sua excelente capacidade mental para organizar e aperfeiçoar algo de valor no grupo que pertence. A sua força está na qualidade magnética da sua personalidade e maneira mais amável de ajudar os outros em seus esforços criativos ou construtivos. O raciocínio é o seu forte e ele usa de sua intuição para juntar ou combinar elementos diferentes, em qualquer ação em que estiver envolvido. A felicidade vai até aonde a qualidade das amizades e das associações objetivas que consegue estabelecer. Os aquarianos conseguem mais resultados em qualquer coisa quando conseguem equilibrar o Eu com o Nós e não somente por meio das suas próprias ações. O uso do seu intelecto e da sua vontade é imperiosa para fluir bem os seus atos. Em sentido mais pressionado poderão descobrir que precisam desenvolver um relacionamento melhor com as coisas práticas, pois é um signo ligado ao pensamento e quando estão associados a outros, tendem que aprender a fazer valer mais os direitos dos outros e conservando ao mesmo tempo a sua individualidade.

Em sentido mais pressionado possui a tendência dispersiva. Muitas vezes fazem amizade com facilidade com quem entrem em contato e isto poderá conduzir a certos choques inesperados nos relacionamentos com o passar do tempo e convivência. Caso isso não seja desenvolvido podem acabar agindo desordenadamente nos quatro ângulos da sua vida, pois a dispersão é tida como a característica dominante em seu caráter. Quando é mais objetivo e bem organizado encontra a liberdade de escolha e o livre arbítrio para agir com rapidez e amplitude nos seus atos. A originalidade é sua marca e pode ser reforçada por relacionamentos positivos e por um olhar voltado para o futuro que é a marca do aquariano verdadeiramente raro e brilhante. Possui confiança, liberdade e diversificação.

Deve ter atenção, pois algum se amoldam demasiadamente aos valores e ideias dos seus amigos e podem perder o seu padrão individual. No seu significado mais refinado pode mostrar uma pessoa espiritualista. Um indivíduo espiritualmente andrógino que transcende as armadilhas das funções sexuais e dos conceitos etnocêntricos, da ganância e da própria materialidade humana no sentido perverso. As suas invenções são verdadeiramente úteis e suas idéias aproximam e unem os homens e seus associados. Podem circular e contribuir com suas idéias para o futuro do homem. Outro ponto é a sua imparcialidade intelectual que é a própria de sua liberdade, pois é completamente objetivo em suas associações. Relaciona-se com a interação, amizade, experimentação, altruísmo, associações de interesse especial e de maneira múltipla, companheiros, idéias cosmopolitas, anseios comunitários, esperanças futuras e invenção. Em situação pressionada difusão, desordem, anarquia, desrespeito, exagero, relaxamento, excentricidade e associações indiscriminadas e orgulho do próprio intelecto.

Aquário mostra onde você precisa se libertar das estruturas anteriores quando elas perdem a sua utilidade ou talvez para levar novas ideias. As experiências despertam a percepção desta necessidade e abrem a sua mente para ideias mais progressistas. Representa as experiências sociais que fazem você perceber a necessidade de ser progressista a fim de manter sua imagem social e obter uma consciência de grupo. Indica aonde você pode experimentar condições incomuns e se libertar de condições passadas estruturadas enquanto suas atitudes se dirigem ao novo, ao incomum e ao moderno. Vale ressaltar que isto não quer dizer que seja necessariamente bom.

Representa os ideais que conseguirão esta identidade através do serviço à humanidade. O respeito que obtém através das experiências torna-se expressivo para o grupo através do serviço que oferece. A implicação do símbolo do Homem com o jarro de água é a de que a atividade de Aquário necessita ser limpa e transformada. O que traz uma nova atitude ou sensação de liberdade para os outros e para si mesmo. Pode estar consciente da função de cada indivíduo em um grupo assim como das necessidades do grupo como um todo. Ele é capaz de verbalizar estas necessidades para manter o grupo em atividade ao trazer novas ideias para seu funcionamento. Aquário está relacionado com a liberdade de indivíduos na sociedade ou pelo menos em nível teórico.

Aquário com frequência acha as estruturas da realidade muito restritivas e trabalha para renová-las interiormente ou para destruí-las completamente e preparando novas estruturas. Se não houver uma meta já concebida pode representar a destruição pura não somente no nível social, mas em níveis pessoais quando o indivíduo se revolta contra a autoridade sem ter um plano para um comportamento futuro.

Não é fácil descrever o Aquário, pois isso equivale a falar de um mundo de paradoxos e contradições. Entre as “constantes” do seu caráter citamos a independência extrema, o horror pelos constrangimentos e pelos métodos vulgares, a originalidade de pensamento, a curiosidade de espírito e o gosto pelas experiências novas. Possui o sentido da amizade, da bondade e pode mostrar-se estranhamente ausente e cheio de indiferença. A contradição fundamental da sua natureza reside no fato deste cerebral signo é movido pela inteligência, pelas idéias e pode reagir quase negativamente aos sentimentos e à afetividade. Daí a incoerência que caracteriza a sua vida sentimental, a sua credulidade e ingenuidade surpreendentes.

Os aquarianos passam a vida a lutar contra o conformismo e contra os espíritos retrógrados. Não guardar rancores e esquecem as injúrias logo que compreendem as razões que motivaram os seus adversários. Não são materialistas podem ganhar muito dinheiro e perdê-lo em um só dia em uma especulação ou em um projeto. Adaptam-se sem esforço a todas as situações e apreciam o imprevisto.